2 Comunicação (interna e Mercado)

 

Toda forma de organização que reúna dois ou mais indivíduos depende de processos comunicacionais para operar em bases que promovam sua sustentabilidade e perpetuação. De fato, a dinâmica organizacional requer que todos que integram a organização estejam devidamente conectados e integrados, formando redes que se constituem nas amarrações que interligam as pessoas na instituição.

Reconhecendo o valor da comunicação integrada de marketing na relação com seus stakeholders, as empresas têm aumentado progressivamente os investimentos em atividades como publicações, eventos, vídeos, redes sociais e campanhas de endomarketing, entre outros meios que procuram estabelecer um espaço para a troca de informações, percepções, diálogo, relacionamento e interação.

 

O objetivo de um plano de comunicação é alinhar as mensagens a serem transmitidas na comunicação interna e externa e, que esteja suportado por meio de um plano estratégico de atuação junto ao mercado. Em outras palavras, o plano de comunicação deve articular e compatibilizar as diferentes mensagens, transmitidas através de canais distintos, para que se complementem entre si, sem gerar conflitos ou prejudicar a consecução dos objetivos estratégicos definidos.

 

Desta maneira, não podemos separar as funções exercidas tanto pela comunicação interna como externa porque uma depende da outra para a concretização de um processo de comunicação integrada de marketing.

 

Gaudêncio Torquato, afirma que as diferentes ações e atividades na área de comunicação devem operar em sintonia, como se fizessem parte de uma orquestra bem afinada. 

 

Em sua visão, a missão da comunicação interna está em: “contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização, ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de sua linha de produtos”.

No campo da comunicação externa, o mesmo autor, destaca que “o sistema de comunicação externa é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Por isso seu foco é a opinião pública”.

 

A comunicação externa trabalha as diferentes plataformas de comunicação como propaganda, marketing direto, promoções de vendas, venda pessoal, merchandising e relações públicas e tem como objetivo a divulgação dos produtos, serviços e as estratégias das várias unidades de negócios para públicos de interesse como a comunidade, consumidor final, órgãos públicos e setor produtivo do entorno.

 

Para planejar e operar uma comunicação adequada é necessário identificar quais os grupos de interesse (stakeholders) que quero atingir e que tipo de mensagem é adequada a cada um destes grupos. A comunicação será mais eficaz, na medida em que procuro adequar a mensagem ao interesse específico de cada grupo. A boa gestão do comunicador está, exatamente, em desenvolver esta customização ou adequação da mensagem ao público e também adaptar a linguagem aos destinatários.

 

Produtos:

  • Desenvolvimento de briefings de comunicação e apuração das informações.
  • Desenvolvimento de planos estratégicos de comunicação com foco na comunicação corporativa (institucional) e mercadológica.
  • Planejamento e implementação da parte de assessoria de imprensa, mídia training e gerenciamento de crises junto à imprensa.
  • Desenvolvimento de treinamento em marketing pessoal – técnicas e abordagens.
  • Planejamento, implementação e acompanhamento de campanhas de merchandising no PDV e sinalização de identidade visual nos escritórios/fábricas
  • Planejamento, implementação e acompanhamento de eventos
  • Mensuração e avaliação de ações de comunicação corporativas e mercadológicas.
  • Treinamento de equipe de degustadoras e promotores.

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