Gestão

6 Gestão (inclui gestão de processos, gerenciamento de projetos, produtividade e competitividade)

 

Todas as organizações devem seguir um modelo de gestão. Um processo estruturado e articulado para desenvolver e operacionalizar as atividades de planejamento, organização, direção e avaliação de resultados, capaz de propiciar o crescimento e o desenvolvimento sustentável das empresas.

 

O modelo de gestão das empresas passou por profundas modificações ao longo dos anos. As estruturas organizacionais hierarquizadas e verticais foram sucedidas por estruturas mais horizontais e a organização passou a ser feita por processos que não mais respeitam as barreiras das unidades organizacionais. O trabalho passou a ser realizado por equipes, determinando profundas mudanças no perfil das lideranças. Os processos se diferenciaram dos projetos, estes caracterizados por limites de tempo, e novas metodologias para gerenciamento de projetos consolidaram estas diferenças.

 

Os impactos da evolução na área tecnológica aceleraram as mudanças. Como afirma John Kenneth Galbraith: “A vida econômica é um processo de ajustes constantes a coisas que nunca aconteceram antes”. Este estado de coisas, abriu espaço para a criatividade e a inovação que ganham força e prestígio crescentes.

 

A maioria das organizações de hoje opera por meio de unidades de negócios e de equipes descentralizadas muito mais próximas dos clientes do que o pessoal das grandes organizações. A busca por produtividade e competitividade é constante e ambas estão intimamente ligadas: uma competitividade maior usualmente significa um nível mais elevado de produtividade na Companhia. Na empresa a produtividade é um dos fatores-chave que impulsionam a competitividade.

 

Os vários produtos relacionados à gestão se distribuem em outras competências listadas neste site, especialmente quando se relacionam às funções de planejamento e organização. Alguns produtos podem ser destacados neste mesmo item. Especialmente:

 

Gestão de Processos:

                                      i.     Identificação dos macroprocessos prioritários

                                      ii.    Diagramação dos processos

                                      iii.   Análise crítica, eliminação de duplicidades e gaps.

                                      iv.   Informatização e workflow

                                       v.   Normatização dos processos

                                      vi.   Capacitação

 

Gerenciamento de Projetos: O ciclo de vida dos projetos é formado por 6 fases principais:

              i.        Iniciação: identifica o problema a ser solucionado ou a oportunidade a ser explorada. Define o escopo e o time do projeto.

              ii.        Definição: faz o refinamento de sua compreensão sobre o que precisa ser alcançado, quando e com que recursos. (whats and whys)

                  iii.        Planejamento: define em detalhes como alcançar os objetivos, estabelece as etapas e o cronograma, os recursos, as responsabilidades e a comunicação.

                    iv.          Execução e Controle: faz o trabalho, monitora o progresso e ajusta o plano de acordo às necessidades

                  v.        Implementação: repassa o que foi feito no projeto àqueles que irão utilizá-lo e ajuda aos usuários a ajustá-los a suas rotinas.

                  vi.        Revisão: analisa os resultados e olha para trás para ver se algo poderia ter sido feito de maneira diferente, ou melhor.

 

Criação de Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos: é especialmente relevante após a conclusão do planejamento estratégico e a definição dos planos de ação a serem implementados.