Todas as organizações devem seguir um modelo de gestão. Um processo estruturado e articulado para desenvolver e operacionalizar as atividades de planejamento, organização, direção e avaliação de resultados, capaz de propiciar o crescimento e o desenvolvimento sustentável das empresas.
O modelo de gestão das empresas passou por profundas modificações ao longo dos anos. As estruturas organizacionais hierarquizadas e verticais foram sucedidas por estruturas mais horizontais e a organização passou a ser feita por processos que não mais respeitam as barreiras das unidades organizacionais. O trabalho passou a ser realizado por equipes, determinando profundas mudanças no perfil das lideranças. Os processos se diferenciaram dos projetos, estes caracterizados por limites de tempo, e novas metodologias para gerenciamento de projetos consolidaram estas diferenças.
Os impactos da evolução na área tecnológica aceleraram as mudanças. Como afirma John Kenneth Galbraith: “A vida econômica é um processo de ajustes constantes a coisas que nunca aconteceram antes”. Este estado de coisas, abriu espaço para a criatividade e a inovação que ganham força e prestígio crescentes.
A maioria das organizações de hoje opera por meio de unidades de negócios e de equipes descentralizadas muito mais próximas dos clientes do que o pessoal das grandes organizações. A busca por produtividade e competitividade é constante e ambas estão intimamente ligadas: uma competitividade maior usualmente significa um nível mais elevado de produtividade na Companhia. Na empresa a produtividade é um dos fatores-chave que impulsionam a competitividade.
Os vários produtos relacionados à gestão se distribuem em outras competências listadas neste site, especialmente quando se relacionam às funções de planejamento e organização. Alguns produtos podem ser destacados neste mesmo item. Especialmente:
Gestão de Processos:
i. Identificação dos macroprocessos prioritários
ii. Diagramação dos processos
iii. Análise crítica, eliminação de duplicidades e gaps.
iv. Informatização e workflow
v. Normatização dos processos
vi. Capacitação
Gerenciamento de Projetos: O ciclo de vida dos projetos é formado por 6 fases principais:
i. Iniciação: identifica o problema a ser solucionado ou a oportunidade a ser explorada. Define o escopo e o time do projeto.
ii. Definição: faz o refinamento de sua compreensão sobre o que precisa ser alcançado, quando e com que recursos. (whats and whys)
iii. Planejamento: define em detalhes como alcançar os objetivos, estabelece as etapas e o cronograma, os recursos, as responsabilidades e a comunicação.
iv. Execução e Controle: faz o trabalho, monitora o progresso e ajusta o plano de acordo às necessidades
v. Implementação: repassa o que foi feito no projeto àqueles que irão utilizá-lo e ajuda aos usuários a ajustá-los a suas rotinas.
vi. Revisão: analisa os resultados e olha para trás para ver se algo poderia ter sido feito de maneira diferente, ou melhor.
Criação de Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos: é especialmente relevante após a conclusão do planejamento estratégico e a definição dos planos de ação a serem implementados.