Katia Martins Valente

 

                                             

Dados Pessoais        Brasileira / casada / 2 filhos                                                               

 

e-mail: k2valente@uol.com.br   https://www.linkedin.com/in/katia-martins-valente-68974b9/        jul.2020

                                                                              

Objetivo: Gestão de Comunicação Corporativa, mercadológica e interpessoal

 

Síntese de Qualificações

 

Carreira de 40 anos na área de Marketing, desenvolvendo atividades de Comunicação Corporativa, Comunicação interna, responsabilidade social e administração de crises nas empresas: McDonald's, Cyrela Construtora, Philip Morris/Kraft Suchard, Du Pont, Boehringer De Angeli e nas agências de comunicação Lintas, Young Rubicam eThompson;

 

Responsável pelo desenvolvimento e implementação do plano de comunicação Corporativa / Institucional, respondendo por gerenciamento da imagem, comunicação interna (endomarketing), relacionamento junto à comunidade e gerenciamento de crises;

 

Implementação do plano de comunicação corporativa/gerenciamento da imagem das empresas Du Pont e McDonald´s (Universidade do Hambúrguer);

 

Implementação do manual de identidade corporativa da Du Pont e da ADVB; Implementação de mais de 60 campanhas de gerenciamento da imagem de diferentes empresas como: Du Pont, McDonald´s, Boehinger e da Philip Morris/Kraft e desenvolvimento do manual de crises do McDonald´s;

 

Implementação do projeto de merchandising "joint distribution" (venda conjunta) de alimentos Kraft Suchard (Tang) e Malboro para supermercados, atacadistas e distribuidores;

 

Implementação dos departamentos de promoção-de-vendas, merchandising e eventos da Kraft Suchard (Grupo Philip-Morris) e Boehringer De Angeli nível Brasil;

 

Responsável pela promoção-de-vendas e merchandising dos produtos: suco Tang, goma de mascar Ping-Pong, chocolates Milka e o adoçante Finn;

 

Elaboração e implementação do manual de mensagens e cursos de mídia training (porta-voz) para o McDonald's, capacitando Diretores, Gerentes e franqueados para serem porta-vozes da empresa;

 

Terceirização de equipes de 400 degustadoras e promotoras do suco Tang e adoçante Finn;

 

Professora de pós-graduação (MBA) - ESPM e FGV em comunicação integrada de mkt.

 

Formação Acadêmica  

            

Doutora - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo

pela ESPM/SP- 2018.  http://lattes.cnpq.br/5815721122870614  tese:   http://tede2.espm.br/handle/tede/10

 

Mestre em Comunicação - Mackenzie - 2003   

 

Especialização em Administração de Marketing - FGV- 2009

 

Graduação em Comunicação Social - FAAP - 1981

 

Idioma Inglês - fluente e espanhol (conhecimento)

              

Cursos Complementares e Viagens ao Exterior

 

Treinamento sobre Lançamento e planejamento -Thomson Learning – Chicago agosto/2006;

Internacional Computer Driving Licence (ICDL) - set/ 05;

O ponto-de-venda merchandising / visual merchandising - FGV set/2006;

Trade Marketing Meeting - Miami /USA - 1995;

The Point of Purchase Advertising Institute (Popai) - New York /USA - 1995;

Transformational Leadership Program - Kraft Suchard/Philip Morris -1994.

Chicago - ago.2006 – treinamento de vendas/comunicação/marketing; EUA, Guatemala e Costa Rica - out.2000, participação de Feiras e cursos de mkt.

 

Experiência Profissional

 

Responsável pelas atividades de Marketing da Cyrela, envolvendo: propaganda, promoção-de-vendas, merchandising, eventos, treinamento da equipe de vendas e assessoria de imprensa/ responsabilidade social (Budget R$ 12 milhões);

Implementação e administração do plano de comunicação corporativa do McDonald's e Du Pont, destinado aos stakeholders, tais como: endomarketing, assessoria de imprensa, formadores de opinião, consumidores, fornecedores e comunidade no entorno das fábricas e restaurantes;

 

Gerenciamento e controle do budget de promoção-de-vendas, merchandising e eventos da Kraft administrando budget de US$ 3 milhões/ano;

 

Responsável pela coordenação das atividades de promoção-de-vendas, merchandising e eventos da Boehringer De Angeli, em âmbito nacional, produtos Finn, Anador entre outros, administrando budget de US$ 2,5 milhões/ano;

Desenvolvimento e implementação de materiais de comunicação corporativa: news letter, jornal, revista, campanha de incentivo interno, mural, e-mail marketing e website;

 

Responsável pelo atendimento e coordenação dos trabalhos da conta Unilever divisão Elida Gibbs, envolvendo campanhas de comunicação integrada de mkt para os produtos Impulse, Denim e Seda Shampoo pela agência J. W. Thompson Publicidade (budget de US$ 3,5 milhões/ano);

 

Histórico Profissional

 

03/2001 - Atual: consultora e sócia da K2 marketing e comunicações com serviços realizados para Leão Alimentos e Bebidas/Coca-Cola, Thomson Learning, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas, Secovi, Leo Burnett,Grupo Integração, Della Via, Tecnisa, Bradesco, Boticário entre outras.

           

04/2000 – 01/2001  Cyrela Construtora S.A. - São Paulo

  •           Gerente de Marketing

03/1999 – 10/1999 CIEE–Centro de Integração Empresa Escola - São Paulo

  •           Gerente de Desenvolvimento de Marketing

10/1996 – 04/1998  McDonald’s Comércio de Alimentos – Barueri, SP

  •           Gerente de Marketing

07/1994 – 09/1996  Kraft Suchard/Grupo Phillip Morris – São Paulo

  •           Gerente de Promoção-de-vendas e Merchandising

09/1989 - 07/1994   Boehringer De Angeli – São Paulo

  •           Coordenadora de Promoção-de-vendas e Merchandising

06/1988 - 08/1989   J.W. Thompson – São Paulo

  •           Coordenadora de comunicação corporativa/comunicação mercadológica

08/1981 - 07/1988   Du Pont do Brasil S.A. – São Paulo

  •           Representante de Marketing e comunicação corporativa

Conheça-nos