Dados Pessoais Brasileira / casada / 2 filhos
e-mail: k2valente@uol.com.br https://www.linkedin.com/in/katia-martins-valente-68974b9/ jul.2020
Objetivo: Gestão de Comunicação Corporativa, mercadológica e interpessoal
Síntese de Qualificações
Carreira de 40 anos na área de Marketing, desenvolvendo atividades de Comunicação Corporativa, Comunicação interna, responsabilidade social e administração de crises nas empresas: McDonald's, Cyrela Construtora, Philip Morris/Kraft Suchard, Du Pont, Boehringer De Angeli e nas agências de comunicação Lintas, Young Rubicam eThompson;
Responsável pelo desenvolvimento e implementação do plano de comunicação Corporativa / Institucional, respondendo por gerenciamento da imagem, comunicação interna (endomarketing), relacionamento junto à comunidade e gerenciamento de crises;
Implementação do plano de comunicação corporativa/gerenciamento da imagem das empresas Du Pont e McDonald´s (Universidade do Hambúrguer);
Implementação do manual de identidade corporativa da Du Pont e da ADVB; Implementação de mais de 60 campanhas de gerenciamento da imagem de diferentes empresas como: Du Pont, McDonald´s, Boehinger e da Philip Morris/Kraft e desenvolvimento do manual de crises do McDonald´s;
Implementação do projeto de merchandising "joint distribution" (venda conjunta) de alimentos Kraft Suchard (Tang) e Malboro para supermercados, atacadistas e distribuidores;
Implementação dos departamentos de promoção-de-vendas, merchandising e eventos da Kraft Suchard (Grupo Philip-Morris) e Boehringer De Angeli nível Brasil;
Responsável pela promoção-de-vendas e merchandising dos produtos: suco Tang, goma de mascar Ping-Pong, chocolates Milka e o adoçante Finn;
Elaboração e implementação do manual de mensagens e cursos de mídia training (porta-voz) para o McDonald's, capacitando Diretores, Gerentes e franqueados para serem porta-vozes da empresa;
Terceirização de equipes de 400 degustadoras e promotoras do suco Tang e adoçante Finn;
Professora de pós-graduação (MBA) - ESPM e FGV em comunicação integrada de mkt.
Formação Acadêmica
Doutora - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo
pela ESPM/SP- 2018. http://lattes.cnpq.br/5815721122870614 tese: http://tede2.espm.br/handle/tede/10
Mestre em Comunicação - Mackenzie - 2003
Especialização em Administração de Marketing - FGV- 2009
Graduação em Comunicação Social - FAAP - 1981
Idioma Inglês - fluente e espanhol (conhecimento)
Cursos Complementares e Viagens ao Exterior
Treinamento sobre Lançamento e planejamento -Thomson Learning – Chicago agosto/2006;
Internacional Computer Driving Licence (ICDL) - set/ 05;
O ponto-de-venda merchandising / visual merchandising - FGV set/2006;
Trade Marketing Meeting - Miami /USA - 1995;
The Point of Purchase Advertising Institute (Popai) - New York /USA - 1995;
Transformational Leadership Program - Kraft Suchard/Philip Morris -1994.
Chicago - ago.2006 – treinamento de vendas/comunicação/marketing; EUA, Guatemala e Costa Rica - out.2000, participação de Feiras e cursos de mkt.
Experiência Profissional
Responsável pelas atividades de Marketing da Cyrela, envolvendo: propaganda, promoção-de-vendas, merchandising, eventos, treinamento da equipe de vendas e assessoria de imprensa/ responsabilidade social (Budget R$ 12 milhões);
Implementação e administração do plano de comunicação corporativa do McDonald's e Du Pont, destinado aos stakeholders, tais como: endomarketing, assessoria de imprensa, formadores de opinião, consumidores, fornecedores e comunidade no entorno das fábricas e restaurantes;
Gerenciamento e controle do budget de promoção-de-vendas, merchandising e eventos da Kraft administrando budget de US$ 3 milhões/ano;
Responsável pela coordenação das atividades de promoção-de-vendas, merchandising e eventos da Boehringer De Angeli, em âmbito nacional, produtos Finn, Anador entre outros, administrando budget de US$ 2,5 milhões/ano;
Desenvolvimento e implementação de materiais de comunicação corporativa: news letter, jornal, revista, campanha de incentivo interno, mural, e-mail marketing e website;
Responsável pelo atendimento e coordenação dos trabalhos da conta Unilever divisão Elida Gibbs, envolvendo campanhas de comunicação integrada de mkt para os produtos Impulse, Denim e Seda Shampoo pela agência J. W. Thompson Publicidade (budget de US$ 3,5 milhões/ano);
Histórico Profissional
03/2001 - Atual: consultora e sócia da K2 marketing e comunicações com serviços realizados para Leão Alimentos e Bebidas/Coca-Cola, Thomson Learning, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas, Secovi, Leo Burnett,Grupo Integração, Della Via, Tecnisa, Bradesco, Boticário entre outras.
04/2000 – 01/2001 Cyrela Construtora S.A. - São Paulo
03/1999 – 10/1999 CIEE–Centro de Integração Empresa Escola - São Paulo
10/1996 – 04/1998 McDonald’s Comércio de Alimentos – Barueri, SP
07/1994 – 09/1996 Kraft Suchard/Grupo Phillip Morris – São Paulo
09/1989 - 07/1994 Boehringer De Angeli – São Paulo
06/1988 - 08/1989 J.W. Thompson – São Paulo
08/1981 - 07/1988 Du Pont do Brasil S.A. – São Paulo