Organização

   

12 (inclui administração do projeto organizacional)

 

O desenho organizacional é a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Consiste ainda no processo de construir, ajustar e reajustar continuamente a estrutura organizacional para atingir os objetivos estabelecidos. Ou seja, a estrutura organizacional não deve ser estática, mas deve se adequar constantemente à evolução das empresas. Portanto, a estrutura da organização deve ser flexível, apropriada à consecução dos objetivos do negócio e alinhada ao planejamento estratégico.

 

Cada vez mais as organizações estão se estruturando em unidades autônomas e autossuficientes de negócios, cada qual atuando com um centro de lucro específico com metas e resultados a alcançar.

As organizações estão deixando de ser sistemas relativamente fechados para se tornar sistemas cada vez mais abertos. Suas fronteiras estão se tornando mais permeáveis e às vezes, difíceis de identificar. As fronteiras organizacionais estão sendo quebradas em 4 níveis diferentes:

 

  • a eliminação de barreiras verticais o que corresponde à redução de níveis hierárquicos (achatamento das pirâmides organizacionais);
  • a eliminação de barreiras horizontais causando o enfraquecimento dos nichos departamentais e o fortalecimento dos processos e dos grupos interdepartamentais;
  • a eliminação das barreiras externas, por meio de parcerias e redes com fornecedores, clientes e concorrentes;
  • a eliminação de barreiras geográficas, com a construção de alianças estratégicas para a exploração de novos mercados.

 

As melhores práticas nas organizações privilegiam modelos baseados na gestão por processos e no trabalho em equipes multidisciplinares e auto-gerenciadas que trabalham orientadas por metas e perspectivas de resultados. Cada vez mais as organizações estão se estruturando em unidades autônomas e autossuficientes de negócios, cada qual atuando com um centro de lucro específicos com metas e resultados a alcançar.